TV ou projetor? Compare as duas opções e saiba qual é melhor para você
Projetor para home theater: o que é e como funciona
Para conseguir apreciar cada detalhe das imagens, as pessoas investem em televisores com telas amplas e que possuem tecnologia avançada, para melhor qualidade e fidelidade. Porém, há ainda outro recurso que se pode investir: o projetor para home theater.
O que é um projetor para home theater?
Assistir vídeos, séries, programas de televisão ou jogar vídeo game não precisa ser feito necessariamente por meio de um televisor. A tecnologia dos projetores permite a exibição de imagens em outros suportes.
Um projetor para home theater é um aparelho que pode ser conectado em outros com a finalidade de ampliar as imagens que estão sendo reproduzidas. Assim, se você quiser assistir a um filme, por exemplo, não precisará se limitar a TV.
Você pode ligar o projetor nela e assistir num formato muito maior, permitindo observar com clareza cada detalhe, e facilitando a visualização também em locais onde estão reunidas muitas pessoas. O projetor pode ser utilizado para fins domésticos, educativos ou profissionais, porque ele é capaz de reproduzir o que se desejar.
Como esse aparelho funciona?
O funcionamento do projetor não é complicado. Para ser utilizado basta conectar o aparelho a um outro por meio da entrada USB ou HDMI. Ele então irá ampliar a imagem e projetá-la numa parede ou tela.
A imagem é transmitida na forma de luminosidade, por isso, o ideal é que os locais de projeção tenham pouca luz para não interferir na qualidade da projeção. Se isso não for seguido, as imagens serão ruins, mas não em função da ineficácia do aparelho, mas sim, o uso incorreto.
Existem modelos de projetor?
Assim como outros equipamentos eletrônicos existem diversos modelos de projetores no mercado. E por isso, há sempre a dúvida sobre como escolher o ideal. E para optar por um que possa lhe atender, é importante estar atento ao tamanho da sala, distância da tela, dimensões da tela e a luminosidade que o local possui.
Isso porque a escolha será feita de acordo com o ANSI lúmens, pois é ele o que define a qualidade da imagem ideal para cada tipo de ambiente. É possível escolher entre aparelhos que têm 1.5k até 4k, sendo que os primeiros atendem telas menores e luminosidade controlada, e os últimos, locais mais amplos e com alta luminosidade.
É interessante solicitar a ajuda de um especialista para adquiri o projetor ideal, para que não se faça um investimento equivocado. Já que é necessário observar as características do espaço para então definir o aparelho mais indicado.
PROJETORES PARA HOME THEATER PARA VOCÊ ASSISTIR AOS JOGOS DA COPA DO MUNDO EM GRANDE ESTILO.
Quais tecnologias os projetores possuem?
Para quem está pensando em investir em um projetor para home theater vai gostar de saber que esse aparelho traz tecnologias interessantes. Em relação à qualidade de imagem, podemos encontrar até mesmo aqueles full HD, e que proporcionam uma projeção com alta qualidade como os televisores. Além disso, alguns aparelhos ainda possuem o recurso 3D, o que pode garantir ainda mais vantagens para quem gosta de jogos ou cinema.
Porém, o sistema de som do projetor não atende tão bem quanto a imagem. Por isso, para complementar o aparelho é que ele deve ser combinado com o home theater.Assim, você terá alta qualidade de áudio e vídeo.
O projetor para home theater é um ótimo investimento, porque não somente garante a melhor experiência com imagens, mas também pode ser destinado para várias utilizações, atendendo a todos os gostos.
Três benefícios de um projetor para a sua empresa
Projetores são essenciais para empresas que precisam fazer apresentações. Há muito eles deixaram de ser equipamentos que apenas refletem imagens em uma tela. Atualmente são diversos os tipos disponíveis, com funções e ferramentas adicionais que inegavelmente beneficiam o mundo corporativo. Alguns deles são recurso de tela dividida, apresentações de slides e vídeos sem PC, função de pesquisa do site e monitoramento e controle de rede.

O que é um projetor?
Embora pareça óbvio, um projetor é um dispositivo tecnológico que recebe um sinal para poder projetar variados tipos de documentos ou arquivos. Dessa forma, o que o projetor faz é emitir uma luz para que uma lente se encarregue não só de ampliar, mas também de inverter a imagem para conseguir uma boa exibição na tela.
Sendo assim, o projetor oferece ao usuário a oportunidade de apresentar slides com clareza, tornando os projetores excelentes soluções para reuniões de negócios, por exemplo. Como sempre, a escolha dependerá das necessidades de cada empresa. Porém, a seguir explicamos três vantagens que um projetor oferece para qualquer segmento.
Benefícios de um projetor para o ambiente corporativo
Projeção e ótima experiência
Um projetor é uma ótima ferramenta, pois permite visualizar diferentes tipos de conteúdo com alta qualidade, melhorando assim a experiência de todos. Graças ao seu display e à expansão dos conteúdos, poderá ver desde imagens, gráficos, vídeos e apresentações com uma resolução superior. Além disso, o uso de um projetor o ajudará a ter mais controle sobre o tempo das reuniões, já que normalmente ocorrem menos ou nenhum problema técnico.
Mais economia
Um fator importante a se levar em consideração é o desempenho de longo prazo dos projetores. E por consequência, a redução de custo que podemos experimentar com esta ferramenta. Ter um projetor em sua empresa significa fazer um investimento inicial maior, embora este, no longo prazo, diminua e o custo investido se estabilize.
Leve-o para qualquer lugar
Um projetor geralmente é pequeno e compacto, o que o torna uma ferramenta versátil que pode ser levada para diferentes salas de reuniões. Devido à fácil instalação, você pode transportá-lo com muita facilidade e praticidade.
Precisa de um projetor?
Aqui na TechCD você encontra projetores Epson para atender às suas necessidades. Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Invista em tecnologia e veja resultados que fazem a diferença para a sua empresa se destacar.
TV ou projetor? Compare as duas opções e saiba qual é melhor para você
TVs e projetores têm propostas diferentes para um mesmo objetivo: assistir a filmes e séries, jogar, entre outros tipos de uso. Enquanto televisores prometem melhor qualidade de imagem e recursos inteligentes próprios (no caso das smart TVs de Samsung , Sony e TCL , entre outras), os projetores prometem reproduzir uma "tela de cinema" na sua parede, com modelos de LG , BenQ e Epson . Para ajudar a escolher, o TechTudo apresenta a seguir alguns pontos que devem ser considerados ao comparar as tecnologias.

Smart TV: o que você precisa saber para comprar um aparelho novo
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Custo e manutenção
Um primeiro ponto a se considerar, é o valor investido em cada uma das opções. No caso das TVs, basicamente tudo que o usuário vai precisar levar em conta é o tamanho do equipamento em relação ao ambiente no qual o mesmo será utilizado. Considerando um modelo grande, com 60 polegadas e resolução 4K, o investimento começa em cerca de R$ 2.800. A smart TV já vem com diferentes apps de streaming e conectividade à Internet, ou seja, o suficiente para ter boa experiência de entretenimento em casa.
1 de 4 Smart TV da LG com resolução 4K possui painel IPS e tecnologia HDR; modelos já trazem o minimo necessário para uma boa experiência — Foto: Divulgação/LG Smart TV da LG com resolução 4K possui painel IPS e tecnologia HDR; modelos já trazem o minimo necessário para uma boa experiência — Foto: Divulgação/LG
Já um projetor com capacidade entre 60 e 100 polegadas e boa qualidade de imagem, como os da linha Cinema Beam, da LG, são encontrados no mercado por preços a partir dos R$ 3.999. Há também opções mais baratas, mas que podem decepcionar na exibição, até mesmo em resoluções mais baixas. A partir disso, também é preciso considerar que o equipamento vai depender de um espaço como uma parede ou tela adequada para a projeção.
A maioria dos projetores também vai precisar de um media center, seja um dongle como o Chromecast ou uma TV Box como a Apple TV, por exemplo. Além disso, esses aparelhos nem sempre têm boas saídas de som, sendo necessário ter uma caixa de som disponível. Além disso, as fontes de luz de modelos do tipo têm uma vida útil de cerca de 20 mil horas, sendo necessário trocar com o tempo.
2 de 4 Detalhe das conexões do projetor CineBeam Smart TV; modelo precisaria de um media center para funcionar como TV — Foto: Divulgação/LG Detalhe das conexões do projetor CineBeam Smart TV; modelo precisaria de um media center para funcionar como TV — Foto: Divulgação/LG
Tamanho da tela
A flexibilidade no tamanho da projeção pode ser considerada um ponto positivo desses aparelhos. Isso porque, além de permitir ao usuário ajustar o quadro de acordo com seu gosto, o equipamento é fácil de transportar e pode ser utilizado em diferentes ambientes. Ao escolher uma TV, o consumidor considera o espaço no qual o equipamento deve ser instalado, já que o mesmo vai depender de um suporte ou mesmo móvel maior para isso. Mas, para quem procura uma experiência com resolução mais alta – e até mesmo um bom tamanho de imagem –, investir em um televisor pode ser uma alternativa mais econômica.
Conectividade
3 de 4 TVs Samsung 4K da linha RU7100 trazem suporte ao iTunes e AirPlay; sistema integrado é um diferencial — Foto: Divulgação/Samsung TVs Samsung 4K da linha RU7100 trazem suporte ao iTunes e AirPlay; sistema integrado é um diferencial — Foto: Divulgação/Samsung
As smart TVs já trazem sistemas operacionais próprios que permitem acessar a Internet e diversos serviços, como Netflix, Amazon Prime Video, YouTube, entre outros. Os televisores contam ainda com diversas outras portas para ligar outras fontes de conteúdo, como consoles, por exemplo. Projetores, por sua vez, têm um número limitado de interfaces, além de não contarem com sistema integrado ou serviços de rede. Além disso, dependem mais de cabos, o que pode ser pouco prático em algumas situações.
Qualidade de imagem
A qualidade de imagem é mais um ponto em que os televisores levam vantagem, já que é bastante comum encontrar TVs com, pelo menos, resolução Full HD no Brasil. Além disso, mesmo dispositivos 4K podem trazer recursos como HDR, que melhora a exibição de cores e contraste, e upscaling, que "adequa" a resolução original para uma boa reprodução em Ultra HD.
Os projetores dependem de fatores como ambiente, iluminação e também experiência do usuário no assunto. Para equipamentos que oferecem resolução 4K, o investimento acaba sendo muito alto, sendo mais interessante considerar TVs com a mesma proposta. Além disso, é mais difícil encontrar aparelhos com suporte a funções como HDR, por exemplo.
Áudio
A maior parte das TVs do mercado, conta com um sistema de som de 20 Watts RMS, o que é suficiente para reproduzir o som de vídeos em geral com boa qualidade. Também é possível utilizar outros aparelhos, graças às opções de interface, como as próprias entradas HDMI ou até via Bluetooth.
Enquanto isso, os projetores não costumam trazer som integrado. E, mesmo quando equipados com recursos de áudio, a potência é limitada. Dessa forma, a solução é investir em uma caixa de som para utilizar junto ao dispositivo, atentando às opções de saída de áudio disponíveis.
4 de 4 Projetores de alta qualidade podem até entregar boas imagens, mas as soluções de áudio podem decepcionar — Foto: Divulgação/Xiaomi Projetores de alta qualidade podem até entregar boas imagens, mas as soluções de áudio podem decepcionar — Foto: Divulgação/Xiaomi
Conclusão
As TVs são indicadas para quem deseja uma experiência mais simples, já que basta escolher o tamanho de equipamento ideal, ligar e configurar os serviços. Som, imagem e configurações em geral são acessados mais facilmente, exigindo menos conhecimento e investimento dos usuários. Já os projetores exigem um bom espaço e iluminação adequada, além de uma área de projeção livre, que pode ser uma parede com cor sólida ou tela apropriada.
Esses aparelhos também precisam ser posicionados de forma correta, além de dependerem de uma fonte externa de mídia, assim como algum outro aparelho para o áudio. Apesar de terem uma vida útil longa, as lâmpadas de projetores eventualmente precisam ser trocadas, o que significa mais custo ao longo do tempo. Mas, em compensação, a portabilidade e a possibilidade de regular o tamanho de exibição são pontos fortes para usuários mais experientes no assunto.
Leave A Comment