Som automotivo: como melhorar o que você tem no seu carro

Para ter um som legal você não precisa empilhar um monte de WOOFERS, SUB-WOOFERS, TWEETERS... e demais “palavrões” no porta-malas.
Segundo os especialistas, potência não é sinônimo de qualidade. Existem alguns pontos importantes em uma boa instalação e o primeiro é a qualidade dos alto-falantes.
Mas como escolher?
Entendendo as frequências
Vamos começar entendendo as frequências do som. Walter Ullmann, da escola dBW, explica que:
- frequências graves começam em 30 Hz e vão até 300Hz: nessa faixa ouvimos os contrabaixos e bumbos.
- frequências médias estão entre 300 e 3.000 Hz: ali estão a voz humana e boa parte dos instrumentos, como pianos, órgãos, violões, guitarras, etc
- frequências agudas partem de 3.000 Hz e vão até 20.000 Hz, como a do som de violinos, flautins e o canto dos pássaros.
Agora que conhece as 3 principais faixas de frequências, poderá entender por que existem estes 3 tipos básicos de alto-falantes:
- os de altas frequências são os tweeters; normalmente, se instala dois destes, um em cada coluna, ao lado do para-brisa;
- depois, temos os mid-range ou médios, que costumam ser instalados um em cada porta dianteira;
- e, por fim, o falante de baixa frequência, conhecidos como woofers ou sub-woofers. Este “falantão” é instalado no tampão atrás do banco traseiro ou acondicionado em uma caixa acústica dentro do porta malas.
O que mudar
Augusto Pedrone, projetista de amplificadores, diz que o resultado da sua instalação estará diretamente ligado à qualidade dos autofalantes, com atenção especial aos médios (de 300 a 3.000 Hz).
Segundo ele, aparelhos originais de fábrica, como rádios, CDs e DVDs, possuem boa qualidade, mas a maioria dos autofalantes originais não responde adequadamente. Então, se você não quer gastar muito, a dica é substituir apenas os falantes originais por melhores existentes no mercado.
Lembre-se de que o som ideal é aquele em que quem está no carro ouve todos os instrumentos de uma música. Tecnicamente falando, é o som que abrange a maior quantidade de frequências possíveis e com boa definição.
Boa parte dos chamados alto-falantes tri-axiais (peça única contendo tweeters, médios e woofer) não respondem bem em algumas frequências. Existem tri-axiais bons? Sim, porém os entendidos sugerem os 3 falantes separados.
Para 'turbinar'
Agora, se você é daqueles que curtem um som de primeira linha e possuem um cartão de crédito poderoso, existe muita tecnologia à disposição no mercado. Alto-falantes que chegam a custar R$ 8 mil, divisores de frequência programados por computador, posicionamento de tweeter utilizando laser, forrações acústicas, e por aí vai.
Antes de tudo, procure um instalador que entenda dos princípios básicos da eletrônica, pois ele terá que fazer algumas contas para deixar o equipamento em equilíbrio principalmente em relação a distribuição de potência entre os graves e agudos. Explico: os canais de graves e agudos precisam de mais potência para serem ouvidos do que os sons médios.
Além de todo conhecimento técnico, busque por um instalador que possua experiência comprovada em outros veículos e em competições de som.
Ah, e separe um bom dinheiro a mais: módulos pesados de potência, além de caros, costumam exigir a troca da bateria do seu carro, por outra de maior amperagem/hora.
Além disso prepare-se para ver um “nariz torto”, caso você precise dos serviços em garantia de uma concessionária. Em alguns casos, eles vão pedir para você desinstalar o som para que possam encontrar uma anomalia na parte elétrica do carro.
Cabos e conexões
E não adianta se preocupar só com os equipamentos. Cabos e conexões devem ser de primeira linha: não adianta ter um aparelho de qualidade, um bom autofalante e um cabo ruim.
Separe aproximadamente 10% do valor total dos equipamentos para os cabos (fios) e conectores. Nada de fios cortado e emendados: nestas situações a perda de sinal é grande.
Por último, acompanhe a instalação. Bons profissionais são organizados e fazem um serviço limpo, com todos os cabos devidamente agrupados.
Uma espuma antichama é bem vida em volta dos cabos, para evitar ruídos. Os painéis de acabamentos que forem removidos devem ser recolocados com a mesma quantidade de grampos de fixação.
Até a próxima!
VEJA MAIS SOBRE SOM AUTOMOTIVO NO GUIA PRÁTICO DO G1:
COMO TURBINAR DO SOM DO SEU CARRO:
Equipamentos necessários para gravação de vídeo corporativo
Tempo de leitura: 4 minutos

Tendo os itens certos é possível criar conteúdo audiovisual, em diferentes estilos, para sua empresa conquistar o engajamento do público
Quando pensamos em produção de conteúdo, o vídeo, com certeza, é um dos primeiros estilos que vem à nossa cabeça. Isso porque somos entretidos, em diferentes displays, por vídeos de depoimentos, entrevistas, animações, programas de televisão, canais de Youtube e filmes, todos os dias.
Uma pesquisa da Cisco mostra que em 2021, o vídeo será responsável por 82% de todo o tráfego da internet. Visando esse fenômeno, muitas empresas já têm seus departamentos de comunicação profissionais de audiovisual e a estrutura necessária para realizar gravações.
Mas, mesmo com pouco equipamentos é possível produzir vídeos de qualidade, de nível profissional, para serem utilizados na comunicação interna e externa da sua empresa.
Listamos alguns itens que consideramos essenciais na hora da gravação, que podem ser utilizados para diferentes captações de vídeos. Acompanhe a seguir!
Equipamentos básicos para uma boa captação
Como o próprio nome diz, audiovisual é a junção de áudio e imagem. Então, para produzir um bom vídeo é necessário ter três equipamentos básicos: câmera, luz e microfone.
A câmera e as luzes serão responsáveis pela qualidade da imagem. As câmeras DSLR (Digital Single Lens Refle) possuem muitas funções manuais e lentes intercambiáveis, permitindo ao cinegrafista mais opções para capturar as cenas. Atualmente, as mais utilizadas são as Canon EOS T3i, T4i (linha simples) e 7D, 6D, 5D (linha mais completa), que gravam vídeos com boa qualidade.
A mirrorless Sony Alpha (A7s, A600) e a Blackmagic Pocket são opções mais caras de câmeras, mas que gravam em 4K e entregam resultado com qualidade superior, sendo utilizadas principalmente em vídeos com produção de maior orçamento.
As câmeras captam luz, que serve não só para iluminar, mas também criar profundidade e contraste na imagem. Iluminadores de led, softbox ou fresnel são os mais indicados para iluminar profissionalmente a cena (normalmente sendo utilizados em 3 pontos focais), sendo encontrados em diversos tamanhos, com variações de intensidade e valores.
O áudio, muito vezes tido como algo menos importante, deve ser bem captado. É possível assistir um vídeo com uma imagem mal gravada, mas não com o áudio ruim. Os microfones mais utilizados para captar áudio direto, como depoimentos e entrevistas, são os de lapela ou shotgun. Já os microfones de mão são mais utilizados em caso de vídeo em formato jornalístico.
É possível gravar o áudio de duas formas: single system, em que é captado no mesmo suporte que a imagem ou double system, em um único dispositivo, como mixer ou gravador digital. No single system você garante mais agilidade na edição, porém, no double system o áudio pode ser melhor trabalhado na pós-produção.
Abaixo, exemplo de vídeo produzido pelo departamento de Marketing, da Voxel Digital:
Acessórios também são importantes
Além de bons equipamentos é interessante ter acessórios que facilitem a gravação. Entre os mais importantes estão os tripés de câmera e luz, que dão suporte, estabilidade e facilitam o manuseio dos equipamentos.
As lentes das câmeras também são acessórios que deixam a captação mais versátil e podem enriquecer o seu vídeo. Elas são classificadas pela distância focal (mm) e a capacidade de abertura de diafragma (f). A maioria das câmeras vem com lentes mais simples, que suprem a maioria das necessidades fotográficas.
Caso você queira investir um pouco mais, o ideal é ter um kit que possibilite imagens de curta, média e longa distância. Modelos como a 50mm f/1.8, lente fixa clara, para situação de baixa luz, ou a teleobjetiva 70-200mm f/2.8, que permite zoom, alteração de perspectiva e desfoques, são boas opções.
A claquete, imortalizada pelo cinema, auxilia na hora da edição do material captado e na sincronização do áudio e da imagem. Um bom fone de ouvido (para acompanhar a captação do áudio), extensões, cartões de memória, baterias extras, pilhas e fitas adesivas são bons aliados na hora de lidar com imprevistos.
Documentos na produção
Para completar os itens necessários para uma gravação, alguns documentos também devem ser destacados: autorização de uso de imagem e ficha de filmagem. Caso a pessoa que vai participar do vídeo, seja de fora ou de dentro da empresa, deve assinar um documento em que autoriza a sua imagem no vídeo, para evitar complicações legais.
Já a ficha de filmagem é utilizada para decupar (selecionar) os melhores takes do material captado durante a gravação. Com a ficha preenchida fica mais fácil para o editor visualizar quais takes ficaram bons, agilizando o processo de pós-produção, principalmente, em gravações mais extensas.
Os dois documentos podem ser baixados no formulário abaixo e modificados conforme o que sua gravação pedir.
Avalie quais são as necessidades de produção de vídeo da sua empresa e monte um kit de filmagem que se adeque melhor a elas. Tendo os itens listados acima e bons profissionais, você estará preparado para produzir vídeos com ótima qualidade!
Conte com a Voxel Digital para soluções completas de implantação, produção, transmissões ao vivo e gerenciamento de conteúdo audiovisual para Digital Signage.
Quais os melhores equipamentos de áudio e vídeo para uma experiência de cinema em casa?
Ótima pedida para o inverno e todas as estações do ano, um bom filme assegura diversão para a família toda. Que tal aproveitar para descobrir quais os melhores equipamentos audiovisuais para garantir uma experiência de cinema em casa? Pegue a pipoca e confira nossas dicas para organizar o seu cinema em casa.

Um projetor de imagens para filmes
Quem ama cinema precisa ter um projetor em casa. E quem ama todas as outras possibilidades de comunicação audiovisual também. Imagine transformar a maratona de séries do final de semana em sessão de cinema para a família toda. Os projetores estão cada vez mais modernos e tecnológicos. Você pode conectar o aparelho ao wifi e aproveitar os aplicativos de filmes e vídeos com o espelhamento de tela do seu Android ou iOS. Um sistema como o Digital Keystone permite o alinhamento ideal para a projeção, sem distorcer nenhuma imagem ou vídeo. Fique de olho quando for adquirir o seu!
Outros possuem resolução nativa no formato widescreen, para projeções de vídeos e imagens com tecnologia 3lcd , que oferece cores até três vezes mais brilhantes. Como trabalha com 2 entradas hdmi para assistir a vídeos de alta qualidade, com áudio, utilizando apenas um cabo, trata-se de um equipamento bastante interessante, também, para quem precisa fazer apresentações, aulas e videoconferências.
Nada de parede: providencie uma tela de projeção de verdade!
Quer praticidade e qualidade nas imagens projetadas? Adquira uma tela de projeção elétrica. Sua superfície de exibição em Matte White (branco opaco) e verso em preto (blackout) proporciona até 1,5 vezes mais brilho. As bordas pretas promovem o perfeito enquadramento da imagem. E a tela pode ser fixada na parede ou no teto, totalizando uma área de projeção de 2030mm x 1520mm.
Que tal uma Smart TV com mais de 60 polegadas?
As smart tvs também estão cada vez mais modernas e cheias de recursos. E as telas, cada vez maiores! E quanto maior a resolução e a tela, maior a riqueza de detalhes e mais emocionante será sua experiência audiovisual. Como o sistema ultra HD 4K, com resolução 3840 x 2160 pixels.
O wireless integrado e Google TV permitem o acesso à internet. O sistema Android permite baixar os aplicativos favoritos de toda a família diretamente do aparelho, reunindo jogos, filmes, séries em um só lugar. Processadores como Quad Core e gráfico permitem mais velocidade para acessar conteúdos e gráficos mais complexos. Algumas já oferecem serviços de streaming por tabela, como NETFLIX e Globoplay. Isso significa que as sessões de filmes e séries estão garantidas!!! É só apertar o play!
Contudo, no mundo audiovisual, há muito mais a ser explorado! Acesso o site da WebContinental e confira o que há de melhor em equipamentos de áudio e vídeo para transformar sua casa em um cinema inesquecível! Também acompanhe o nosso blog, nosso insta e nosso face para ficar por dentro de todas as novidades!
Leave A Comment