Qual o melhor projetor para você?
Guia do comprador

Os projetores fazem parte de uma enorme linha de aparelhos eletrônicos luxuosos. Alguns modelos já buscam transmitir a experiência de cinema pura, sem distorções de vídeo e com imagens cada vez mais fidedignas em cores e contrastes.
Caindo no gosto dos consumidores natos de streaming, eles podem transformar um final de semana em família em uma experiência incrível de imersão e realidade virtual.
As novas tecnologias de transmissão 4K, em parceria com o 3D e os sistemas de áudio envolventes são capazes de nos fazer viajar nas narrações cinematográficas, sem sair do sofá de casa. O bom filme fica ainda melhor quando podemos vê-lo através de um bom projetor Home Cinema.
Em outro nicho, eles também fazem parte do profissionalismo da linha Business, sendo capazes de converter explicações estáticas em uma bela tela de gráficos, imagens ilustrativas e até telas de projeções interativas.
Nas escolas ou nas empresas, os projetores podem facilitar ainda mais o dia a dia das pessoas. Veja as dicas que produzimos para te ajudar a escolher o melhor modelo para cada finalidade!
1. Melhor projetor para cada modo de instalação
Antes de ir em busca de qualquer especificação técnica, marca ou linha de projetores, o primeiro passo é saber qual é o tipo de instalação que você precisa para o seu ambiente. Esse pequeno detalhe também pode comprometer bastante a sua experiência de uso.
A diferença do modo de instalação dos projetores diz respeito também ao seu modo de uso. Diferente dos formatos retangulares mais comuns, já é possível encontrar aparelhos com designs que não são os mais adequados para um suporte de teto, por exemplo.
Esses modelos, como o Mi Smart, devem ficar posicionados em tripés específicos para projetores, ou posicionados sobre móveis que permitam uma boa visualização da imagem.
Habitualmente, boa parte dos produtos voltados para o Home Cine são no formato híbrido, o que possibilita a escolha do usuário para o formato mais adequado a sua casa.
No caso dos empresariais, a instalação no teto também cria um ambiente mais confortável aos olhos, uma vez que a luz é dissipada antes de atingir a tela, sem contar que ela terá menos interferência da luminosidade artificial dos auditórios e salas de reunião.
2. Projetores empresariais vs Home Cinema
Os projetores também são divididos em categorias, o que facilita a escolha das pessoas na hora da compra. Conheça quais são e tire as dúvidas sobre cada uma delas:
Home Theater/Home Cinema
Os projetores Home Theater, também conhecidos como Home Cinema, são os mais tecnológicos, os que contam com mais recursos e altíssima qualidade de imagem. Eles são desenhados para recriar e transformar uma pequena sala em um ambiente de cinema em casa. Eles também costumam ser os mais caros e com a melhor qualidade de imagem.
Empresariais
Os produtos empresariais são fabricados para serem muito mais duráveis, de fácil manutenção e com estruturas mais robustas. Eles são adequados para auditórios e salas de aula. Quem procura por um produto assim deverá investir em um bom suporte técnico, para evitar ficar na mão nos momentos de uso mais importantes.
Eles até podem servir para ver um filme em casa, mas possuem uma qualidade de imagem bem inferior aos dispositivos Home Cinema. Por outro lado, eles costumam ter mais brilho, para serem compatíveis com o ambiente relativo a sua categoria.
Portáteis
Para quem quer um gadget tecnológico a mais para entretenimento, os portáteis são os projetores ideais. Eles são versáteis e práticos, além de pequenos para levar para qualquer lugar. Em pequenos escritórios ou no quarto, eles podem fazer uma boa reprodução audiovisual.
Esse nicho traz projetores com uma menor capacidade de brilho, devendo ser usados em ambientes totalmente escuros. Eles também não têm telas muito grandes, embora sejam bem maiores que os televisores mais caros.
3. O que considerar na hora de escolher um projetor
Além das categorias específicas para cada projetor, cada produto também possui as suas características, o que o torna a recomendação perfeita para cada tipo de uso. Veja o que você deve verificar antes de comprar o produto que busca!
Brilho e tamanho de tela
O brilho é a especificação mais importante nesse tipo de produto. Ele é medido em ANSI Lúmens, medida padronizada para facilitar a compreensão da sua capacidade. O brilho é o que vai interferir na visibilidade da tela.
Quanto mais brilhante, mais é possível enxergá-la, mesmo em ambientes mais claros. Para quem precisa de um projetor para usar em lugares com incidência de luz artificial, a média necessária é de 3.500 Lúmens ANSI. No caso do uso em locais com nenhuma luminosidade, 500 Lúmens ANSI é suficiente.
O tamanho da tela, por sua vez, é calculado com base na distância entre a superfície e o projetor. É importante saber que quanto mais distante, maior será a tela e menor será a qualidade de imagem apresentada.
Para ter uma tela de até 300 polegadas com altíssima qualidade, você deverá ter, pelo menos, um modelo 4K. Abaixo de 150 polegadas, os projetores Full HD e HD são os mais indicados.
Cor e contraste
A cor e o contraste são as características relativas ao resultado da projeção. São elas que influenciam na imagem vívida e vibrante. Quanto mais espectro de cor o projetor é capaz de produzir, melhor serão expressos os detalhes da tela. Esse recurso também tira o opaco, presente na maioria dos produtos de entrada.
O contraste também é relevante. Praticamente, é ele que mais diferencia os projetores dos televisores. Quanto mais contraste o seu projetor tem, melhor será a imersão dos seus olhos na imagem.
4. Atenções extras: tela de projeção e manutenção do seu aparelho
Após comprar um bom aparelho projetor, saiba que o dispositivo irá precisar de algumas atenções adicionais para apresentar um funcionamento perfeito, independente da sua finalidade.
Tela de projeção
As telas de projeção são utilizadas para “captar” a imagem reproduzida pelos projetores. Hoje elas podem ser encontradas em diferentes tecidos, visando ressaltar brilho, contraste e até as cores dos vídeos. A dica é escolher o tecido de projeção de acordo com a carência do seu ambiente.
Manutenção do aparelho
Diferente dos televisores, os projetores também exigem cuidados extras com relação à manutenção. Na estrutura interna do produto existe uma lâmpada de projeção que precisa ser trocada a cada certa quantidade de horas de uso. Isso não significa que você precisa contar o tempo que ele está ligado, mas levá-lo em uma assistência autorizada pelo menos a cada um ano poderá evitar problemas com a integridade do seu gadget!
Veja mais informações aqui: Como montar uma sala de projeção
Leave A Comment