Os 5 Melhores Projetores do Mercado em 2021 (Análises)
Como Escolher o Melhor Projetor para o seu caso?

Agora que você já viu os projetores selecionados e suas principais características, quais são os principais critérios que você deve prestar atenção antes de escolher o seu modelo?
De fato, há diversos aspectos técnicos importantes que influenciam diretamente na qualidade da imagem exibida, bem como no preço final do produto. A qualidade de um projetor é basicamente definida por lúmens, contraste e resolução.
Além desses três parâmetros principais, outros influenciam na qualidade e na sofisticação do seu produto.
Para definir o modelo mais indicado, atente para os ambientes em que você vai usar seu projetor e o nível de luminosidade.
Pense também no tamanho da sua audiência média e nas dimensões dos ambientes: você usará em uma sala de aula, de estar, de reunião, auditório ou em ambientes abertos?
Abaixo, vamos descrever os principais critérios de escolha para um projetor considerando essas e muitas outras coisas. Não deixe de conferir!
Resolução: de SVG a Full HD
Cada vez que falamos em resolução, estamos referindo ao nível de detalhamento da exibição.
Definição também é um sinônimo muito usado. Sempre que falamos em resolução de uma imagem, temos que nos ater no seu “tamanho”.
Para entender, basta pensarmos em uma foto 3×4. Uma foto 3×4 tem a resolução de 3 cm por 4 cm.
Agora, quando falamos em resolução de televisões, por exemplo, podemos citar as definições Full HD e Ultra High Definition (UHD), popularmente chamada de 4K.
Mas como isso é?
A definição no caso das televisões é medida pela quantidade de pixels.
Assim, quando observamos a quantidade de pixels em cada resolução, temos uma ideia de como a qualidade da imagem melhora.
Ou seja, uma televisão Full HD possui resolução de 1920 × 1080 pixels (totalizando 2.073.600 pixels).
Já uma televisão com resolução 4K UHD possui 2840×2160 (totalizando 8.294.400 pixels), ou seja, quatro vezes mais do que a resolução Full HD.
No caso dos projetores, encontramos no mercado modelos com diferentes resoluções.
As principais são: SVGA (800 × 600); XGA (1024 × 768) e Full HD (1920 × 1080). Modelos de projetor 4k são raros e estão associados com altos investimentos.
Mas, qual é a indicação de cada uma dessas resoluções?
Obviamente, a melhor resolução para um projeto depende do uso que você dará a ele. A resolução menor (SVGA) é ideal para apresentações mais simples e de curta distância de projeção, com poucos gráficos ou textos grandes.
Já a XGA pode ser mais indicada para apresentações mais detalhadas, com mais imagens e gráficos detalhados, por exemplo.
Por último, a resolução Full HD é considerada a melhor. Com a resolução HD, você tem mais tranquilidade em manter suas imagens vívidas e nítidas independente da luz ambiente.
É vital para ter aquela incrível experiência de cinema em casa, quando assistir filmes e séries na sua sala de estar ou no seu quarto.
Vale lembrar que a resolução acaba influenciando o preço. Ter uma ótima qualidade de imagem sai um pouco mais caro. Portanto, um projetor com resolução Full HD apresenta preço mais elevado do que um projetor com resolução SVGA, por exemplo.
Porém, se os projetores não possuem telas (como é o caso das televisões), como funciona a resolução desses aparelhos?
Resolução nativa X resolução máxima suportada
Os projetores possuem micro displays internos, que contêm uma matriz fixa de pixels.
Essa é a resolução nativa do projetor e já vem com o produto, portanto, não dá para alterar.
Assim, essa é a resolução real que o projetor consegue entregar.
Portanto, preste atenção em quanto é a resolução nativa no projetor no qual você está interessado.
Já a resolução máxima suportada é o quanto aquele projetor consegue suportar.
Mas, para exibir aquela resolução, quando diferente da resolução nativa, o projetor reescalonará a exibição.
Dessa forma, resoluções acima da resolução máxima suportada simplesmente não aparecem na projeção.
Polegadas: tenha um cinema em casa
Para manter a qualidade da imagem, é necessário verificar a altura e a largura da imagem exibida pelos projetores, geralmente indicadas por polegadas.
Em geral, a quantidade de polegadas da imagem dos projetores varia de 80 até 347, mas quando se pensa em um valor médio para se basear, 100 polegadas já é um valor bom.
De fato, uma imagem com 100 polegadas representa uma imagem com qualidade e bastante nitidez, no tamanho 124,5 x 221,4 cm.
Lúmens ou brilho
Você certamente já se deparou com o termo lúmens quando lê a descrição de um projetor, não é mesmo?
O brilho exibido por um projetor é medido em lúmens.
Na verdade, o termo correto, padronizado, é ANSI Lumens, que significa a medida da luminosidade padronizada pela American National Standards Institute.
De fato, a quantidade de lúmens ou brilho está diretamente relacionado ao quanto determinado ambiente deverá estar escurecido para que a imagem tenha boa visibilidade.
Por exemplo, um pôr-do-sol possui 400 lúmens, já o sol a pino, 100.000 lúmens.
No mercado, encontramos projetores com 500 lúmens, até mais de 2000 lúmens de brilho.
A luminosidade do ambiente em que você pretende usar seu projeto é o que determinará quantos lúmens e o quanto brilho ele deverá possuir.
Os projetores com menor número de lúmens são mais baratos, os considerados médios ficam na faixa de 1000 lúmens e os mais caros, acima de 2000.
A vantagem de um projetor com uma quantidade maior de lúmens é que você não precisará escurecer muito o ambiente para ter uma exibição de qualidade. Pelo brilho maior, a exibição fica boa mesmo em ambientes mais claros e abertos.
Por outro lado, um projetor com uma quantidade menor de lúmen, apesar de mais barato, necessitará de um ambiente mais escuro para que a imagem seja exibida com qualidade.
Contraste
O contraste também é bastante importante na qualidade da imagem exibida.
Mas o que é contraste?
Contaste pode ser definido, de uma maneira simples, como a diferença entre o branco e o preto.
Ou seja, quanto maior o grau de contraste, mais nítida será a exibição da imagem.
Geralmente, os projetores apresentam a informação de contraste através de uma razão.
Por exemplo, um projetor com a razão de contraste de 20.000:1 significa que o branco é 20.000 mais brilhante que o preto mais escuro.
Alto Falante
Alguns projetores possuem o recurso de alto-falante, o que pode ser conveniente e econômico se você não quiser investir também numa caixinha de áudio. No geral, o foco desses dispositivos é o vídeo. Por isso, o áudio nativo não costuma ser tão satisfatório.
Tecnologia de projeção
No mercado, encontramos projetores com diferentes tecnologias de projeção.
As duas mais comuns encontradas são a LCD e a DLP.
A LCD, Liquid Crystal Display, utiliza três painéis de cristal líquido, com a gama de cores primárias RGB (Red), vermelho (Green), verde e Blue (Azul), com todas essas cores projetadas na tela de uma só vez, resultando na imagem colorida.
Por outro lado, a tecnologia DLP, Digital Light Processing, é a tecnologia utilizada na maioria das salas de cinema.
A grande vantagem dessa tecnologia é o selamento do processador, o que faz com que a manutenção em função de poeira seja menor.
Portanto, nos projetores com tecnologia DLP, não há degradação das cores em função da poeira, o que representa uma grande vantagem.
Além disso, nesses equipamentos com essa tecnologia, não há necessidade da substituição dos filtros de ar.
Por isso, esses equipamentos custam mais caro, mas fazem menos barulho durante a exibição.
Peso
Uma das características importantes a serem avaliadas em um projetor é seu peso e também estilo.
Afinal, existem mini-projetores e projetores maiores.
Portanto, é importante você estabelecer qual será o seu uso: você precisará transportá-lo constantemente de um lado para o outro?
Ou o projetor ficará fixo em um mesmo local?
Para pessoas que terão que transportar constantemente o projetor, a escolha por um mini-projetor pode ser bastante interessante, em função do seu peso menor.
Estilo do equipamento
Outro fator é o estilo e aí não se discute: há vários estilos e diferentes designs de projetores.
Há projetores com desenhos diferenciados, já outros são mais tradicionais, mas a maioria dos fabricantes, atualmente, prefere lançar e manter no mercado, modelos mais minimalistas e bastante compactos.
Afinal, se o projetor ficará exposto, não é interessante que ele seja enorme! Portanto, as empresas já se atentaram a fazerem modelos pequenos e com design interessante.
Conexão com outros dispositivos
Como o seu projetor vai se comunicar com seu computador ou celular?
De fato, os projetores mais modernos apresentam diferentes formas de conexão. Essas incluem modos wireless como Bluetooth e Wi-Fi, muito mais práticas do que HDMI, USB e RGA, por exemplo.
Isso é interessante, pois quando se há conectividade wireless, facilita seu uso, embora isso também acabe influenciando no preço final do projetor.
Já os modelos mais comuns apresentam as formas de conexão mais simples, tais como HDMI, USB e entrada para cartões de memória.
Essas conexões são mais indicadas se você terá uso mais simples para seu projetor. Caso precise usar para fins profissionais, o recurso do Wi-Fi pode vir muito a calhar.
Preço: vale a pena investir no mais caro?
Por último, o item que muitas vezes acaba definindo uma compra: o preço do produto.
Agora que você já sabe quais são os critérios importantes na escolha de um projetor, você conseguirá entender com facilidade porque um projetor custa mais do que outro.
Portanto, projetores mais modernos, com maior resolução, maior razão de contraste, quantidade de lumens, com conexões wireless e tipo de tecnologia DLP custam mais caro.
Por outro lado, há também bons projetores, com preços mais amenos, mas que também apresentam excelentes características técnicas.
Portanto, é sempre bom avaliar o custo-benefício do projetor que você pretende comprar.
Dessa forma, depende muito como você usará o projetor, em qual ambiente e o que pretende exibir.
Considere essas informações na hora de escolher o seu projetor ideal, conforme as suas necessidades.
Para Concluir o Review…
Escolher um projetor entre tantas opções no mercado pode parecer difícil.
Contudo, quando você tem as informações corretas, observando a nossa lista dos melhores projetores, fica mais fácil fazer a escolha ideal para você.
Além disso, entender os critérios técnicos importantes para a escolha de um projetor, tais como resolução, tipo de tecnologia, quantidade de lumens e contraste, por exemplo, pode te ajudar a fazer uma escolha acertada, conforme as suas necessidades.
Por fim, o melhor projetor é aquele que se adequa aos seus fins, ao seu orçamento e ao seu espaço. Ele deve fazer sua casa mais aconchegante e seu trabalho mais produtivo.
Continue acompanhando os artigos do ReviewTV para se manter bem informado(a) sobre o mundo da tecnologia.
Leave A Comment