Dica: Saiba como ativar já o modo de projeção sem fios no Android Auto

Será o fim da TV? Projetor portátil exibe imagens de até 100" no teto ou na parede

Entre os vários modelos de televisores lançados na semana passada durante a CES 2022, a maior feira de eletrônicos do mundo, um produto roubou a cena: o projetor portátil The Freestyle, da Samsung. Sem precisar de tela, o aparelho consegue exibir imagens de 30 a 100 polegadas com resolução Full-HD diretamente no teto ou na parede e pesa apenas 830 gramas.

Embora os projetores portáteis não sejam uma novidade, este modelo, previsto para chegar ao mercado brasileiro até março, traz inovações para a categoria, que é dominada por modelos chineses com recursos limitados. Em primeiro lugar, o produto roda a plataforma Tizen, a mesma utilizada nas smart TVs da marca.

Dá para acessar os mesmos serviços de streaming dos televisores, espelhar a tela do celular e projetá-la na parede e recorrer aos assistentes de voz para utilizar o produto sem as mãos, facilitando a operação. Duas funções também chamam a atenção: o ajuste de keystone e de foco automáticos, que deixam a imagem sempre proporcional (sem distorções), independentemente do ângulo de visão, do posicionamento do aparelho e do local da projeção.

Ao baixar o aplicativo da Samsung no celular, o consumidor ainda pode recorrer aos ajustes automáticos de brilho e cor, que analisam o tom da parede de projeção e as condições de iluminação do ambiente para propor a melhor regulagem. Na parte de mobilidade, valer acrescentar que o aparelho também pode funcionar sem fio, alimentado por bateria externa, via USB.

O formato que imita um holofote de luz não foi escolhido por acaso. Graças ao design com alça flexível, o produto pode se movimentar em até 180°, facilitando a projeção das imagens no teto do quarto ou na mesa de jantar, por exemplo.

Além disso, o projetor portátil pode se tornar uma luminária, com a ajuda de um adaptador, ou alto-falante inteligente, que analisa a música para projetar efeitos visuais pelo ambiente.

Projeção no teto: ideal para pequenos espaços

TV com os dias contados?

Com inovações interessantes, o produto pode se tornar uma opção para substituir a TV do quarto, permitindo a exibição de grandes imagens no teto de um cômodo compacto antes de dormir. E isso com o ambiente escuro, que é apropriado para melhorar a qualidade das projeções.

Mas o grande problema será mesmo o custo. Embora o preço por aqui não tenha sido divulgado ainda, o aparelho aparece por US$ 900 na pré-venda do site americano do fabricante, mais do que o dobro do valor das TVs de 50 e 55 polegadas mais vendidas na Amazon dos Estados Unidos.

A própria Samsung admite que o produto tem características diferentes e deve explorar um novo nicho de mercado. E isso faz todo o sentido. O conceito foi desenvolvido pensando em atrair um público mais jovem, das gerações Z e Y, que costuma ver qualquer conteúdo na tela do celular e tem pouco interesse em televisores.

Repositório Institucional da UFMG: O uso do celular pelo professor: projeção de vídeos como atividade de alfabetização

Please use this identifier to cite or link to this item:

Type: Monografia (especialização) Title: O uso do celular pelo professor: projeção de vídeos como atividade de alfabetização Authors: Karla Fabiana Anacleto Gomes First Advisor: Ana Paula da Silva Rodrigues First Referee: Welessandra Aparecida Benfica Abstract: Este trabalho teve como objetivo investigar se o uso do celular pelo professor, na sala de aula, através de vídeos de alfabetização, poderia contribuir para o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Já como objetivos específicos, procurou-se identificar o nível de escrita dos alunos; se conseguiram reconhecer as letras/sílabas analisando esse registro; e, por último, perceber se havia o envolvimento dos alunos nas práticas realizadas. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter exploratório, que foi realizada em uma escola pública de Belo Horizonte, na região de Venda Nova, e ocorreu em uma turma de 25 alunos do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental de idades entre 5 a 7 anos; tendo como aporte teórico Emília Ferreiro (1985), Magda Soares (2014) e José Manuel Moran (2017). A investigação se justifica em razão do interesse da pesquisadora por tecnologia; da preocupação com a alfabetização; e das críticas sofridas por ela ao utilizar o aparelho no ambiente escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa, buscou-se verificar o nível de escrita dos alunos a partir dos registros feitos em três momentos: o diagnóstico inicial, a cópia do quadro e a visualização do vídeo. Além da análise da escrita dos alunos nas atividades propostas, usou-se a observação participante da sala de aula e o diário de campo. Entre os resultados da pesquisa, observou-se que várias são as formas de favorecer o processo de alfabetização e que a utilização do celular por meio da projeção de vídeos pode ser uma delas. Além de ter contribuído para o aperfeiçoamento da própria prática da pesquisadora, a realização deste trabalho possibilitou a descoberta e a divulgação do “celular Datashow”, como mais uma ferramenta que otimiza a prática docente. Por fim, destaca-se que a tecnologia tem seus aspectos positivos e negativos, sendo necessário saber utilizá-la adequadamente, uma vez que se vive em um contexto de muitas informações, as quais estão, literalmente, na “palma da mão”. Subject: Ensino audiovisual

Telefone celular -- Aspectos educacionais

Gravações de vídeo language: por Brasil Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais Publisher Initials: UFMG metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica Rights: Acesso Aberto URI: Appears in Collections: Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item: File Description Size Format TCC_Karla_Versão final.pdf 1.88 MB Adobe PDF View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Dica: Saiba como ativar já o modo de projeção sem fios no Android Auto

A integração entre os smartphones e os nossos objetos do dia a dia é cada vez maior. O passo que mais impacto parece ter é a sua ligação aos nossos carros, como centro de entretenimento e como auxiliar na navegação. É aqui que entra o Android Auto e todas as novas capacidades que traz para a condução.

Com muitas novidades apresentadas nesta sua aplicação, tem mantido uma vez mais reservada. O Android Auto suporta a projeção sem fios e agora é já possível de ativar. Veja como o pode fazer para ligar o Android Auto sem ligar qualquer cabo ao seu smartphone.

Há muito que o Android Auto pode dar aos seus utilizadores. Esta interface da Google otimizada para os automóveis permite controlar de forma direta um conjunto de funções do smartphone. Assim, e numa maior segurança, é possível interagir com este elemento.

Ativar o modo de programador do Android Auto

De forma muito discreta e sem o revelar, a Google tem preparado este sistema para funcionar sem uma ligação física ao carro. Com a projeção sem fios será possível fazer a ligação. Esta está já disponível, ainda que no modo de programador do Android Auto. Para ativar este modo deve entrar nas Definições e no final, carregar 10 vezes no número da versão.

Será mostrada uma informação sobre os possíveis problemas de a ativar, onde deve carregar no Ok. É também necessário que tenha a versão de testes do Google Play Services, a que pode aderir neste link. Após aderir irá ser instalada esta nova versão.

Aceder às novas opções que este sistema passou a ter

Após este passo deve voltar a aceder às Definições do Android Auto. Carregue nas 3 barras que ficam à esquerda e aí dentro deve apenas escolher esta opção da lista presente.

Em seguida, deverá aceder à área das opções de programador. Estas não estão visíveis, estando guardadas num menu próprio. Carregue, por isso, nos 3 pontos localizados no canto superior direito.

Ativar o modo de projeção sem fios

Dentro desse novo menu encontra várias opções, entre elas as Definições do programador. Escolha essa opção para avançar neste processo de configuração do Android Auto.

Agora, a opção que procura está no início da lista apresentada. Tem o nome Adicionar projeção sem fios às definições e deve ser selecionada. Entretanto, deve fechar a app e reiniciar o smartphone para que a alteração seja assumida.

Da próxima vez que tiver o smartphone dentro do carro, e caso este seja suportado, a ligação será feita de forma automática e sem qualquer cabo. Note que a lista é ainda reduzida e a maioria dos carros não o suporta. Quem está mais à frente neste processo são os sistemas para integrar nos carros, desenvolvidos pelas marcas de áudio automóvel.

Leave A Comment