Como escolher uma smart TV 4K na loja
Tela é o ponto que mais importante de uma TV. São muitas as siglas, mas de forma resumida você vai encontrar na loja dois tipo de tecnologias:

painéis LCD com iluminação LED (com ou sem pontos quânticos)
com iluminação (com ou sem pontos quânticos) painéis Oled (exclusivos da LG)
As TVs com tela de cristais líquidos (LCD), mais comuns e baratas, contam com uma iluminação de fundo LED que ajuda a "desenhar" a imagem exibida. Por isso, não conseguem altos níveis de contraste —ao exibir uma cena escura, sempre haverá uma luz de fundo.
A indústria tenta aprimorar esta tecnologia usando o que ficou conhecido como pontos quânticos. Na Samsung, o nome comercial é Qled. Na Toshiba, quantum dot.
"É uma camada de filtro, que faz uma equalização física das cores. A luz de fundo do LED tende ao azul, mas o fóton, quando bate neste filtro quântico, desvia para o vermelho e verde, melhorando a definição de cores", explica o professor.
Algumas TVs modernas contam ainda com mini-LEDs, pontos menores e direcionados de luz, que permitem um melhor controle da iluminação da tela —em vez de uma grande fonte de luz, os pontos são controlados por região, o que ajuda a chegar mais perto do preto real.
Nas lojas, você encontra com o nome de Neo Qled, da Samsung, ou D-LED (Direct LED), na Toshiba ou Philco.
No outro lado, temos a tecnologia Oled, patenteada pela LG. Nela, os pixels (minúsculos pontos da TV que forma a imagem) são orgânicos e se autoiluminam. Essas TVs costumam ter uma qualidade de imagem impressionante, com altos níveis de contraste. É o chamado "preto mais preto", em que os pontos escuros do vídeo ficam apagados e, portanto, sem qualquer luz.
Apesar de serem superiores (e bem mais caras), essas telas são mais suscetíveis ao "burn-in", quando o monitor fica permanentemente marcado pela longa exposição de uma mesma imagem num mesmo ponto (por exemplo, um placar de jogo ou logotipo). Em geral, com um uso convencional, a retenção da imagem desaparece com o tempo.
Em ordem de qualidade de imagem, seria mais ou menos assim:
Oled
mini-LED com pontos quânticos
LED com pontos quânticos
LED
Pergunta de Roberto Alves de Oliveira Junior: As TVs NanoCell são boas?
Essa é uma nova tecnologia de imagem da LG que agrupo LEDs da luz de fundo (backlight) em células, que se adaptam ao tipo de imagem. Isso ajuda a controlar e equalizar a luz de fundo, o que aumenta a experiência de imagem —o que sempre é bom. É uma alternativa da marca aos pontos quânticos.
Leave A Comment