Como conectar o seu celular na TV em poucos passos
Se você não abre mão de utilizar telas amplas, saber como conectar o celular na TV é de grande utilidade. Afinal, com isso, você poderá espelhar a tela do dispositivo ou transmitir conteúdos sempre que quiser. E, felizmente, essa é uma possibilidade até mesmo para quem não tem uma Smart TV.

Mas, ainda que o processo seja viável na maioria dos casos, ele nem sempre é fácil. O cenário mais simples é aquele em que o usuário possui uma Smart TV. Isso porque grande parte dos modelos à venda no mercado adotam a tecnologia Miracast (para confirmar se esse é o seu caso, leia a ficha técnica do produto).
Apesar disso, a qualidade do vídeo é diretamente afetada pela conexão Wi-Fi. Conexões que atendem ao formato Miracast reproduzem apenas em Full HD na maioria dos casos (4K em acessórios e modelos selecionados). Em aparelhos compatíveis, o vídeo pode chegar a 90 quadros por segundos e ter áudio 5.1.
É importante observar que cada fabricante dá um nome diferente para o Miracast: a LG usa o nome Screen Share (conforme demonstrado na imagem acima), enquanto a Samsung adota o termo “Screen Mirroring”. Essa tecnologia, aliás, utiliza o mesmo protocolo do Chromecast. Felizmente, não há muito segredo aqui.
Como conectar o celular na Smart TV com Android
1. No Android, abra o "Painel de Notificações" deslizando seu dedo para baixo. Entre as opções, clique em "Smart View". O nome do recurso pode variar conforme o modelo do celular;
2. Depois, basta selecionar a TV entre a lista de dispositivos identificados.
O recurso pode mudar de nome conforme a fabricante e o modelo do celular (Captura: Felipe Freitas)
Como conectar o celular na Smart TV com iPhone
A Apple lista em seu site todos os dispositivos que são compatíveis com o Airplay, tecnologia de espelhamento do iOS. Para saber se o seu televisor está incluso, dê uma olhada no comunicado oficial.
1. Se você tem iPhone, acesse a Central de Controle do aparelho. Para tanto, basta deslizar o dedo para cima. Depois, clique no ícone do Airplay para espelhar a tela;
2. Em seguida, selecione a TV para iniciar a transmissão.
No iPhone, use o Airplay para espelhar a tela do celular na TV (Captura: Lucas Wetten)
Bom, se você confirmou que a sua TV possui a tecnologia, mas o botão não aparece, as informações abaixo podem te ajudar:
No caso do iPhone pode ser necessário a instalação de algum aplicativo do fabricante da TV. Siga as instruções que irão aparecer na tela da sua Smart TV para fazer essa configuração usando o iOS;
A partir do Android 4.2 você encontra o espelhamento de tela como um ícone na central de atalhos do sistema na maioria dos aparelhos de diferentes fabricantes;
Celulares da LG e da Samsung trazem esse mesmo atalho descrito como Screen Share e Screen Mirroring respectivamente;
Celulares mais recentes da Samsung podem trazer o atalho "Smart View" no lugar do antigo. A conexão é a mesma, porém, a qualidade do espelhamento pode ser levemente superior entre TVs e smartphones Samsung;
Se você não achar o ícone na central de atalhos do Android, vá em “Configuração do sistema”, clique na aba “Tela” e em "Espelhar tela". Em alguns aparelhos essa opção pode ser encontrada no menu "Dispositivos conectados", dentro da aba "Preferências de conexão" (imagem abaixo).
Em alguns celulares Android, o recurso está na tela "Preferências de conexão" (Captura: Bruno Salutes)
Como conectar o celular na TV com Chromecast
Se a sua televisão não for smart, fique tranquilo. Atualmente, existem diversos dongles que solucionam esse problema. Entre eles, o mais popular é o Chromecast. Para conectar e instalar o Chromecast na sua TV, dê uma olhada neste tutorial.
Além do dongle da Google, há também outras opções, como Mi Box TV, o Amazon Fire TV Stick ou outro set-top box, como a IPTV, por exemplo.
Cada um deles é configurado de formas diferentes. Mas, em geral, esses acessórios se ligam à TV pelo cabo HDMI e precisam estar conectados à mesma rede Wi-Fi do celular. Após a configuração correta, você já pode usar o espelhamento.
1. Para isso, basta acessar um aplicativo que seja compatível com a tecnologia. Se tudo estiver em ordem, você verá um botão de espelhamento em algum lugar da tela;
2. Clique sobre ele, selecione a TV e aguarde a transmissão do conteúdo. No aplicativo do Google Home, é possível nomear todos os dispositivos da fabricante que você cadastrou. Na captura de tela abaixo, o dongle é identificado como "Sala de estar".
Com o Chromecast, o ícone de espelhamento é exibido nos apps compatíveis (Captura: Kris Gaiato)
Vale destacar que, nesse caso, o que será espelhado é o conteúdo, não a tela (com botões, menus e outros detalhes). E, apesar do grande trunfo de transformar uma TV em smart, aqui existe o mesmo problema da conexão nativa. Se o seu Wi-Fi for lento, você terá reproduções mais instáveis e de menor qualidade.
Como conectar o celular na TV com cabo
Além das soluções apresentadas acima, há também a transmissão por cabo. Existem dois padrões de cabos que podem ser utilizados aqui: o SlimPort, que tem entrada USB Mini e saída HDMI, e o MHL.
No primeiro caso, basta espetá-lo na porta USB do celular. Para que isso funcione, o celular precisa ter Android 5.0 ou superior. Se o seu aparelho tem porta USB-C, lembre-se de usar um adaptador.
O padrão MHL, por sua vez, possui entrada microUSB ou Mini HDMI e saída HDMI. Essa é uma opção mais barata, mas exige que o celular esteja ligado à energia enquanto se conecta à TV. Aqui, o funcionamento é o mesmo: basta conectar os dispositivos e tudo será espelhado na tela da sua televisão.
Entre os métodos citados nesse guia, conexão por cabos é a mais recomendada, já que oferece mais velocidade e suporta formatos melhores de áudio e vídeo, como 4K (8K em TVs compatíveis), som Surround 5.1 e 7.1 e DTS.
Além disso, essa é a saída mais prática em algumas situações, já que não exige acesso à internet. Mas, caso queira assistir algum conteúdo disponível na Web, o usuário pode simplesmente baixar filmes e vídeos no celular e transmiti-los de modo offline.
Melhor TV 4K 2022: 7 Principais Marcas do Mercado
Melhor Smart TV 4k de 2021 (Principais Marcas do Mercado)

Se você está a procura de uma TV 4K e está um pouco perdido com tantas opções que o mercado oferece, fique tranquilo!
Esse review é pra você:
separamos as melhores TVs 4K disponíveis e também, uma série de informações que vão te ajudar a fazer uma compra mais consciente.
Pode ser que você fique um pouco confuso na melhor opção, mas tenha a certeza que vai ter em mãos um review com os melhores modelos que são vendidos no Brasil.
CARACTERÍSTICA PRODUTO Com Comando de Voz TCL Android 50P615 Cenas muito mais realistas com um nível incrível de detalhes
Conectividade Wi-Fi e Bluetooth Verificar Preço → Melhor Preço LG UHD 43UN731C Classificação de eficiência energética: A+
Áudio Ultra Surround Verificar Preço → Bom Custo-Benefício LG Nanocell 50NANO75SPA Cores absolutamente cristalinas
Imagens mais vibrantes e realistas que darão vida ao seu conteúdo Verificar Preço → Boa Opção SK8300 Semp 50″ Tecnologia HDR
Controle por comando de voz Verificar Preço → Smart TV Samsung QLED 55″ Conectividade Wi-Fi e Bluetooth
Diversas entradas para a conectividade de vários aparelhos eletrônicos Verificar Preço → Escolha TOP Toshiba QUANTUM DOT 65″ Sistema VIDAA
Tecnologia do painel Dled Quantun Verificar Preço → Mais Vendida 55UN731C LG 55″ Áudio Ultra Surround
Controle remoto Smart Magic Verificar Preço →
Quais são as Melhores TVs 4k do Mercado?
As televisões 4K são o grande sonho de consumo para quem procura a melhor qualidade de imagem, som de cinema, alta tecnologia, com o melhor custo benefício de uma smart tv. Existem diversas marcas, com diferentes tamanhos de TV 4K, portanto, a escolha do modelo ideal deve considerar uma série de critérios. Esses critérios podem ser vários: smart tv, ultra hd, menor tempo de resposta, resolução 4k, se tem controle smart magic, além da qualidade, como funcionalidades e preço, por exemplo.65 polegadas? Dolby Atmos ou Dolby Vision? Qual a melhor tela, a que conta com mais recursos, maior qualidade da imagem e de melhor tecnologia? Muitas pessoas ainda ficam um pouco perdidas na hora de escolher as melhores tvs 4k, e pode ser que você também esteja perdido neste momento. Até porque são muitas “siglas” novas. Se você procura por qualidade de imagem e com um bom sistema de som interno, a opção precisa ser mesmo de uma smart tv, com definição ultra hd ou resolução 4k, de preferência, com wi fi integrado. Elencamos alguns modelos de destaque no universo das TV 4K, apresentando suas características principais, melhor custo benefício e algumas desvantagens. Confira os reviews e escolha opção que mais se encaixa em suas necessidades.
Evolução da TV
A invenção da televisão revolucionou a comunicação no século XX, acelerando o processo de transmissão de informações. A criação desse aparelho que está presente em praticamente todos os lugares do globo ocorreu em 1920, quando o escocês John Baird desenvolveu a tecnologia primária da televisão, conseguindo obter êxito em questões relacionadas com a nitidez de imagens e sons.

No Brasil, na década de 1950, o empresário Assis Chateaubriand foi o responsável pela difusão da TV, criando a TV Tupi, a primeira emissora brasileira.
Evolução da TV
→ TV de tubo
Em 1923, o russo Wladimir Zworykin desenvolveu e patenteou o ionoscópio, aparelho que mais tarde proporcionou a criação dos tubos de raios catódicos que compunham as televisões mais antigas. Os monitores CRT (Cathode ray tube – Tubo de raios catódicos) dominaram o mercado até a década de 90.
Tubo de raios que compõe a TV CRT
O mecanismo que fazia funcionar os aparelhos do tipo CRT era constituído por um canhão eletrônico que gerava feixes de elétrons acelerados por uma diferença de potencial. Ao serem aceleradas, as partículas que compunham os feixes chegavam a uma região onde estavam bobinas. Esses equipamentos geravam campos magnéticos verticais e horizontais. As cargas elétricas em movimento sob ação do campo magnético ficavam sujeitas a uma força magnética, que fazia com que os elétrons percorressem toda a extensão da tela. Ao atingirem a tela, composta por material sensível à luz, os elétrons deixavam manchas que, unidas, formavam as imagens.
A TV CRT era grande e pesada e oferecia uma imagem sem muita definição.
→ TV LCD
No início dos anos 90, a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display – Display de Cristal Líquido) foi desenvolvida. As TVs LCD proporcionavam melhores imagens e eram mais leves que as TVs CRT.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A tecnologia LCD funciona por meio de um líquido polarizador de luz que possui suas moléculas organizadas em padrões exatos, conferindo a característica de cristal. Esse material fica entre duas lâminas transparentes e funciona por meio de tensões elétricas aplicadas a pontos específicos da tela.
→ TV de plasma
Nas TVs de plasma, a imagem é formada a partir da ionização de pequenas quantidades de gás confinadas em células espalhadas ao longo da tela. A união das células forma a imagem que vemos na tela. As imagens geradas pela TV de plasma possuem qualidade superior àquelas geradas pela tecnologia LCD, mas essa tecnologia consome mais energia e possui tempo de vida útil curto.
→ TV de LED
Lâmpadas de LED
O LED é uma pequena lâmpada constituída de material semicondutor que emite luz. Nas televisões com essa tecnologia, a luz não é ionizada, mas, sim, gerada por uma infinidade de LEDs. As telas dessas TVs podem apresentar apenas 3 cm de espessura!
O desenvolvimento de novas tecnologias deixou as TVs mais leves, com telas muito mais finas e imagens com altíssima definição. O futuro das telas de aparelhos de televisão e eletroeletrônicos gerais são as telas de OLED (Organic Light Emitting Diode – Diodo Orgânico Emissor de Luz), que possui funcionamento semelhante ao LED, mas a emissão de luz é feita por um material orgânico.
Desde sua invenção, a televisão passou por grandes evoluções
Leave A Comment